A Cabanha Santa Bárbara situa-se no Rio Grande do Sul, a 65 Km de Porto Alegre, no município de São Jerônimo, uma zona de clima subtropical. Dentro deste cenário favorável à pecuária, a Cabanha desenvolve o seu criatório, aliando os conceitos de qualidade, produtividade e rentabilidade.
 
A partir de 1963 a Cabanha Santa Bárbara iniciou o seu plantel através da busca do que de melhor existe em genética Angus na Escócia, Inglaterra e posteriormente nos Estados Unidos. Em 1974, introduziu o New Type Angus através de seus raçadores entre os quais Centenial, o que sem dúvida, mudou os rumos da raça no Brasil, Argentina e Uruguai. No mesmo ano a Santa Bárbara verificou a necessidade de se obter uma ferramenta para avaliar a performance de seus reprodutores, consciente da importância da herdabilidade genética, ou seja, animais inferiores produzirão produtos inferiores e animais de performance superior produzirão produtos melhoradores. Com base nisso, foi implantado a avaliação por DEPs, sendo a pioneira a fornecer esses dados em seus catálogos de venda no Brasil. Em 1995 este programa foi ampliando, avaliando e monitorando 8 gerações, além de dados como: Perímetro Escrotal nos machos, Área Pélvica nas fêmeas e meio alimentar.
Carla Sandra Staiger Schneider

diretora da Cabanha Santa Bárbara

 

Participando das maiores exposições brasileiras desde 1964, o estabelecimento detêm centenas de prêmios. Mas um merece destaque especial, Recorde Brasileiro para a raça, 7 anos consecutivos o prêmio de grande campeã na mais importante mostra da raça, a Expointer, sendo, 3 anos consecutivos com a mesma fêmea, filha de pais nacionais de sua criação.

O plantel da Cabanha Santa Bárbara foi o primeiro a sair do Rio Grande do Sul, participando de exposições e leilões, os reprodutores Angus da Santa Bárbara abriram fronteiras, participando pela 1º vez da Exposição de Londrina (PR) e Ourinhos (SP), ambas em 1989, como única criadora da raça nas mostras, realizando, no mesmo ano, o 1º leilão de Angus em São Paulo, capital, onde registrou a Média Geral de US$ 4.200,00. Vendendo machos PO onde a raça era conhecida por fotos e literatura, no ano seguinte, levou, também pela 1a vez, o Angus para o Mato Grosso do Sul, por ocasião da 25º edição do Leilão Angus Classe A, sendo a primeira presença oficial da raça em exposição naquele estado. Paralelamente, a Santa Bárbara comercializou animais vivos para a Argentina, Paraguai e 12 Estados brasileiros; vende sêmen para 16 Estados brasileiros, para o Uruguai e Paraguai; e fez a maior exportação de embriões brasileiros da raça Angus, de todos os tempos, para o Paraguai.