A Santa Bárbara possui 47 potreiros que variam de 2ha à 30ha; 27 bosques de Pinnus Elliotis para abrigo dos animais; 24 açudes interligados através de canais para a irrigação de lavouras; 143 cochos para minerais, construídos em alvenaria e tapados; central de transferência de embriões; centro de tecnologia de sêmen; uma área destinada à Cabanha, com 25 potreiros anexos, onde são preparados, completamente soltos e rústicos, todos os animais que anualmente representam a Cabanha em exposições do estado e fora dele; um local de remates de alvenaria, circular, coberto, sob um teto de vigas de ferro; 80 currais, e uma churrasqueira em alvenaria com capacidade de atender até 500 pessoas.
       
Desde o início das atividades da Cabanha Santa Bárbara, a Inseminação Artificial (IA) sempre esteve presente. Inicialmente, foi feito um laboratório exclusivo para a IA na sede da fazenda. Mais tarde, foi concluída a "mangueira" exclusiva para a IA na sede 2 da Santa Bárbara, juntamente ao setor de manejo.

Com essas duas instalações para a prática da IA, foi possível realizar programas de inseminação artificial com mais dinamismo e flexibilidade o que contribuiu para o desenvolvimento dos índices de produtividade.

Além da inseminação com sêmen importado, cuidadosamente escolhido dentre as mais atuais e provadas linhagens em cada raça no exterior, a Cabanha Santa Bárbara também coleta aqueles touros de sua produção que se sobressaíram entre os demais com suas DEPs, linha de sangue, premiações obtidas e características genotípicas.

Em 1986, acompanhando o avanço da medicina veterinária e a atuação de veterinários alemães, britânicos e americanos, foi realizado pela 1a vez uma transferência de embriões (TE) na Santa Bárbara. A doadora envolvida foi a Grande Campeã da Expointer de 1984 e o veterinário encarregado foi o Dr. Eurico Veleda, o qual realizou um estágio na Universidade de Hannover (Alemanha) com o apoio da Cabanha Santa Bárbara.

 

Depois disso, em 1990 as TEs tornaram-se numa rotina no estabelecimento, envolvendo, até mesmo, mais de 20 doadoras de embriões por coleta entre Angus, Red Angus e Simental. Em 1994, foi concluído o laboratório exclusivo de transferência de embriões, nomeado Centro de Coleta, o qual localiza-se na sede da Santa Bárbara e foi construído de acordo com as exigências do então veterinário responsável pela TE na cabanha, o Dr. Altino Almeida Pires.

 

Laboratório de TE